investimentos a curto médio e longo prazo
Categorias:

Investimento de curto, médio ou longo prazo: como identificá-los?

Nada melhor do que poder investir com segurança e a garantia de um ter feito um bom negócio, não é mesmo? No entanto, para que isso seja possível, é necessário ter um bom planejamento na hora de investir. Isso, claro, sem deixar de considerar prazos e condições. 

Também devem ser levados em conta seus objetivos com esse investimento. Afinal, eles irão garantir a satisfação durante e após o retorno dele. No caso de um investimento a longo prazo por exemplo, a alta expectativa de um retorno imediato com certeza resultará em frustração e não no desfrute dos benefícios. 

Se você quer entender quais são os bons investimentos de curto, médio e longo prazo, está no lugar certo! Neste post vamos te ajudar a entender melhor sobre isso, confira:

Primeiros passos

Como foi dito no início, definir e ter consciência do seu objetivo é primordial para um investimento bem sucedido. Isso porque os prazos de retorno vão variar de acordo com a sua escolha. Se você pensa em investir em uma viagem por exemplo, o retorno certamente virá em menos tempo que a construção de um imóvel ou a compra de um carro. 

Isso tudo é claro, depende da organização das aplicações que serão feitas para esse investimento e de quanto você dispõe para investir. Depositar mais dinheiro em menos tempo ou vice-versa também será um fator determinante nesse processo. 

Investimentos de curto prazo

Se o seu objetivo pode ser realizado entre o período de alguns meses ou até 2 anos, ele é considerado um investimento de curto prazo. Isso porque o retorno do investimento pode vir até mesmo antes do prazo previsto, considerando os outros fatores financeiros que mencionamos acima.

A compra de um bem de consumo como um celular, roupa, curso ou viagem são exemplos de investimentos de curto prazo. Imóveis prontos, quando são comprados à vista ou com financiamentos curtos, também podem ser considerados investimentos de curto prazo. Desse modo, é possível desfrutar dos benefícios de alguns deles desde o primeiro dia. 

Ainda assim, é necessário levar em conta o quanto você está disposto a investir. Afinal, um prazo menor muitas vezes requer um custo mais alto em menos tempo.  

Investimentos de médio prazo

Assim como os investimentos de curto prazo, os que serão feitos a um prazo médio vão depender de uma série de fatores. As variações se dão com o valor dos objetivos e o tempo, que nesse caso é maior podendo ir de 2 até 5 anos. A compra de um imóvel, seja ele pronto e ainda inacabado, por exemplo, pode ser feita através de um financiamento. Claro, desde que seja dado o tempo para que as parcelas sejam pagas com folga.

Nesse caso é viável, inclusive, considerar um bem de valor mais alto para investir em um período maior de tempo. Com isso, também diferente dos investimentos de curto prazo, será possível realizar aplicações com um custo menor durante mais tempo e garantir o retorno com tranquilidade. 

Investimentos de longo prazo 

Por fim, o tipo de investimento que mais deve contar com a sua paciência e compreensão para administrar o processo é o de longo prazo. Isso porque muitas vezes quem investe nele acaba esquecendo e ignorando o objetivo inicial e esperando um retorno imediato. 

Ao optar por esse tipo de investimento, tenha em vista que só será possível desfrutar dos benefícios dele após, aproximadamente, 5 anos ou mais. 

Bons exemplos disso são a aposentadoria e a formação de patrimônio. Mesmo que pareçam investimentos a se perder de vista, caso você tenha dinheiro em aplicações pouco rentáveis ou não sabem como usá-los, avaliar investimentos de longo prazo é uma boa opção. Afinal, eles demandam tempo para um resultado satisfatório, mas dificilmente deixam a desejar.

Viu só? Agora você já sabe como considerar cada investimento de curto, médio e longo prazo. Caso tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhar com quem também tem dúvidas sobre a questão. No mais, confira mais novidades em nosso blog!