Quem tem planos de se mudar ou está pensando em investir no setor imobiliário sempre se depara com as dificuldades de selecionar um bom imóvel para comprar. Isso porque muitos pontos devem ser levados em conta para garantir a melhor opção e evitar possíveis dores de cabeça no futuro.
Pensando em ajudar você a fazer a melhor escolha para atender suas necessidades e desejos, preparamos abaixo uma pequena lista com os pontos que devem ser considerados. Confira!
Benefícios do condomínio
Hoje em dia, muitas pessoas preferem buscar imóveis em condomínio por questões de conforto, segurança e economia. Se for o seu caso, saiba que é fundamental se informar sobre as áreas e infraestruturas de lazer que são ofertados e avaliar se são compatíveis com suas expectativas.
Por isso, verifique e avalie as opções de lazer (como piscina, parquinho, academia, entre outras), tendo em vista que a dimensão desses espaços deve ser compatível com a quantidade de moradores. Além disso, confira se o valor do condomínio é equivalente ao oferecido e se a Construtora previu artifícios para diminuição da taxa.
Prazo de entrega
Quando se compra um imóvel na planta ou em fase final de construção, é muito importante se informar sobre o prazo máximo para entrega das chaves, física e jurídicamente. Com isso, você tem condições de planejar sua mudança ou de prever quando pode anunciar a propriedade para aluguel, influenciando diretamente no retorno financeiro da sua compra.
Localização agradável e estratégica
O imóvel pode ser perfeito para as suas necessidades, mas uma vizinhança barulhenta pode dar muita dor de cabeça e afetar negativamente o seu dia a dia.
Sabendo disso, passeie pelas redondezas e descubra se a propriedade é afetada pelo ruído do trânsito, problema enfrentado principalmente nas grandes avenidas, pelo tráfego de ônibus e caminhões.
Nesse passeio, aproveite para descobrir as facilidades que a região oferece. Para tanto, verifique a existência de serviços básicos nas redondezas, como farmácias, supermercados e padarias. Também considere a facilidade de se locomover pela cidade, avaliando a proximidade às avenidas e o acesso a transporte coletivo.
Padrão construtivo
Ao visitar o imóvel que pretende comprar, você deve verificar se foi feito um bom acabamento e se foram utilizados materiais de qualidade. Sendo assim, preste bastante atenção na pintura das paredes, nos revestimentos de piso e parede e na aplicação do rejunte, por exemplo. Observe também se há defeitos pré-existentes, como infiltrações ou problemas elétricos.
Segurança jurídica
Comprar um imóvel pode ser um investimento arriscado caso haja alguma irregularidade na documentação. Por isso, ao fazer sua pesquisa, solicite todas as certidões do vendedor.
Caso a propriedade em construção, verifique se há o registro do memorial de incorporação na matrícula e a credibilidade da empresa que está vendendo. Se estiver pronta, além das certidões, você deve requerer o atestado de habitabilidade junto à prefeitura municipal e a averbação da construção junto ao Cartório de Registro de imóveis.
Como acabamos de mostrar, é necessário ter muito cuidado na hora de escolher uma casa ou apartamento para se mudar. Por isso, o processo exige paciência e dedicação para garantir a melhor escolha para você e sua família!
Agora que você já sabe quais critérios deve levar em consideração para escolher um bom imóvel para morar, que tal ficar por dentro de mais dicas sobre o mercado imobiliário? Acompanhe nosso blog e confira nossos posts!