Categorias:

Construção sustentável: Como a Placic está contribuindo para um futuro mais verde?

A sustentabilidade ambiental no setor imobiliário tem se tornado um diferencial competitivo e um compromisso cada vez mais presente em empreendimentos modernos. Incorporadoras e construtoras vêm adotando práticas que reduzem o impacto ambiental, como o uso de materiais recicláveis, sistemas de reaproveitamento de água, eficiência energética e integração com áreas verdes. 

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas iniciativas aumentam a atratividade dos imóveis, reduzem custos operacionais a longo prazo e atendem à crescente demanda de consumidores por soluções mais conscientes e responsáveis. Neste conteúdo você entenderá como a Placic e TPH tem contribuído para esse futuro mais verde.

Metodologia Inovadora

Um dos pilares da Construtora Placic/TPH é o compromisso com a sustentabilidade, por isso, a empresa tem como missão construir imóveis com qualidade respeitando o meio ambiente. Dessa forma, a Placic aplica em seus empreendimentos a metodologia do lean construction, uma técnica de “construção enxuta” que visa otimizar as etapas da construção além de garantir mais sustentabilidade em todo o processo. 

Com essa metodologia, cada obra é pensada para proporcionar aos clientes a melhor experiência unida ao propósito de reduzir os impactos na natureza. Assim, a construtora consegue minimizar desperdícios e melhorar a previsibilidade e produtividade dos canteiros. Alguns impactos dessa prática são:

Redução de resíduos – Planejamento mais preciso, com menos sobras de materiais e entulho. Isso reduz em grande escala o impacto ambiental das obras.

Uso eficiente de recursos – Menos desperdício de água, energia e insumos. Isso se traduz em construções mais verdes e com menor pegada ecológica.

Melhoria na qualidade – Com processos mais controlados, a incidência de retrabalho diminui. Resultado: economia de materiais e menor emissão de CO2.

Canteiros mais organizados e seguros – Um ambiente de trabalho mais eficiente também é mais seguro, reduzindo acidentes e perdas, outro pilar da sustentabilidade.

Um exemplo prático da atuação sustentável da construtora é o uso de drywall; um material leve, de baixo impacto e com custo-benefício mais interessante. Em parceria com a TPH Engenharia, a Placic segue em constante evolução na busca por inovações sustentáveis na construção civil. Na obra do edifício Spot Ponta Verde, por exemplo, as alvenarias internas foram construídas em drywall, possibilitando mais sustentabilidade, otimização da obra e um melhor desempenho acústico para o cliente.

Um futuro mais verde com a Placic

Na Construtora Placic/TPH, sustentabilidade não é apenas um conceito aplicado à obra, é uma prática que também transforma o cotidiano da população e valoriza o cenário urbano. Um exemplo disso foi o plantio de cerca de 60 mudas de árvores nas imediações dos empreendimentos Promenade I, II e III, contribuindo para a arborização local, a qualidade de vida e a valorização imobiliária da região.

Essa e outras iniciativas sustentáveis renderam à Placic um importante reconhecimento em âmbito nacional. O empreendimento Promenade Ponta Verde II foi o primeiro do Norte-Nordeste a conquistar o Selo Azul da Caixa, na Categoria Diamante, a mais alta da certificação, que avalia inovações sustentáveis em projetos imobiliários no Brasil.

Para alcançar a pontuação máxima, o Promenade Ponta Verde II incorporou uma série de diferenciais, como: Coleta seletiva de resíduos; Sistema de reutilização da água da chuva e do ar-condicionado; Iluminação eficiente com sensores de presença; Estudo de sombreamento e aproveitamento da luz natural; Dispositivos economizadores de água; Uso de madeira certificada e Instalação de carregador para carros elétricos.

O Selo Azul veio para coroar as ações da Placic e TPH que visam promover eficiência, bem-estar e responsabilidade ambiental, reafirmando o compromisso da construtora com um futuro mais verde.