ervas e temperos para cultivar em casa
Categorias:

4 ervas e temperos perfeitos para cultivar em casa

Mais sabor para comida e benefícios para saúde. Presença garantida nas cozinhas brasileiras, as ervas e os temperos podem ser cultivados facilmente em casa e, assim, você pode ter sempre à mão opções para dar um toque especial aos seus pratos.

Para você que quer ter uma horta doméstica no apartamento, leia até o final e conheça 5 ervas e temperos ideais para cultivar em seu lar. Confira!

Qual é a melhor maneira de cultivar?

O primeiro passo é escolher um local do apartamento com espaço e que receba a luz do sol. Além da intensidade da luz, o tipo do solo a ser utilizado também é importante, já que ele é responsável pela nutrição das plantas. Observando esses quesitos, você consegue ter espécies sempre bonitas em casa, aproveitando todos os benefícios medicinais, culinários e energéticos dessas ervas.

Conheça as principais ervas e temperos para cultivar no apartamento a partir de agora!

1. Alecrim

Começamos com o Alecrim, muito usado no preparo de carnes e massas. De sabor marcante e comum na culinária europeia, a planta pode fazer parte da sua horta no apartamento. Além do sabor, ela promove também um ambiente cheiroso.

Mas, para ter um Alecrim sempre saudável e bonito, o segredo é escolher ramos com galhos fortes para servir de mudas. Galhos verdes ou finos, não funcionam. Por fim, faça uma mistura com terra preta e areia para o solo da planta.

2. Manjericão

Ele é conhecido por ser um tempero muito usado no preparo de massas. E ainda existe outro motivo para cultivar o manjericão em casa: o seu perfume. Assim como o Alecrim, essa erva pode deixar o ambiente muito cheiroso.

Além disso, o manjericão é rico em vitamina C. Por isso, pode estar presente na sua dieta, ajudando o seu organismo com sua ação antioxidante.

3. Pimentas

Malagueta, dedo de moça, habanero… As pimentas estão no cardápio de muitos brasileiros. Mas será que dá para plantar em apartamento? A resposta é sim! Desde que você as deixe expostas ao sol pleno, durante todo o dia. 

Por isso, prefira os locais do apartamento que recebam luz direta do sol, como terraços, varandas ou cômodos com janela. Por fim, mais uma dica importante: o sinal que a pimenta está fresca é quando ela muda de cor.

4. Orégano

De origem asiática, o orégano é uma planta utilizada para dar aquele toque final ao tempero das comidas ou aromatizar bebidas. E não só isso! A erva também possui ações medicinais, é antibactericida, anti-inflamatória e diurética.

Para cultivar, é simples: prepare um solo bem poroso (soltinho) para drenar a água e deixe exposto ao sol, de preferência na varanda. No mercado, há as opções da planta já prontas, nas formas desidratada ou fresca.

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa. Aproveite as dicas de hoje para cultivar as suas ervas e temperos preferidos no apartamento. Como visto, além dos benefícios culinários, há também melhorias para a saúde e para a energia do ambiente. Um lar sempre bonito, natural e cheiroso ajuda, inclusive, na qualidade de vida de toda família.

Gostou da dica de hoje? Então, fique por dentro das novidades do lar da Construtora Placic. Siga-nos, também, em nosso perfil oficial no Instagram.