Descubra o que pode atrapalhar um financiamento imobiliário
Categorias:

O que pode atrapalhar um financiamento imobiliário?

Uma solução muito popular para quem quer adquirir um imóvel é solicitar um financiamento. Esse processo facilita a compra por permitir o parcelamento do valor. Se é o seu caso, saiba que antes é necessário se informar sobre o que pode atrapalhar um financiamento imobiliário. 

Com isso, você tem condições de se preparar com cuidado e antecedência para evitar problemas. Assim, pode garantir a liberação do seu crédito sem contratempos.

Para ajudar nessa preparação, elencamos abaixo possíveis empecilhos para o seu financiamento. Confira! 

Pendências na Receita Federal ou no INSS

Para liberar crédito, o banco realiza uma pesquisa profunda sobre a sua vida financeira. Com isso, pretendem avaliar o risco do negócio. 

Por isso, quem tem pendências com a Receita Federal ou com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter dificuldade para conseguir um financiamento. Sendo assim, confira se a sua situação está regular em ambos os órgãos antes mesmo de fazer a solicitação.

Alguns problemas mais frequentes são: deixar de entregar as declarações de imposto de renda; inconsistência em documentos, inadimplência de impostos, dívidas em aberto, entre outras.

Nome sujo no SPC ou Serasa 

Com certeza, o maior empecilho para conseguir um financiamento é ter o nome sujo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou no Serasa Experian. Este último, inclusive, organiza um score e as pessoas com pontuação mais alta têm mais probabilidade de conseguir crédito.

Ambas as instituições fornecem informações sobre o histórico financeiro do consumidor. Para tanto, coletam registros sobre dívidas em aberto, cheques sem fundo e ações judiciais. Por isso, os bancos os consultam na hora do financiamento

Caso conste qualquer um desses problemas em seu cadastro, há altas chances do seu crédito ser negativado. Por isso, quite suas dívidas antes de abrir o processo no banco.

Comprometimento financeiro

O banco deve solicitar seus últimos contracheques para avaliar a renda e verificar se é compatível com as prestações. Quando o solicitante é casado em regime de comunhão de bens, o cônjuge também deve apresentar os comprovantes de vencimentos.

Caso identifiquem que seus gastos fixos mais o valor do financiamento excedem os seus rendimentos, podem recusar seu crédito, pois isso é um forte indicativo de que você não tem condições de arcar com o compromisso.

Entre esses gastos fixos, constam fatura de cartão de crédito, consórcios, uso regular de cheque especial e empréstimos. Por isso, a dica é fazer essa soma e quitar dívidas para liberar crédito.

Restrições no Banco Central

Assim como o SPC e o Serasa, o Banco Central também coleta informações financeiras dos consumidores. Dessa forma, a instituição registra seu histórico como bom ou mau pagador, de acordo com os compromissos que firmou com diferentes empresas. A partir dessas informações, podem recomendar a liberação ou restrição de crédito.

Como mostramos, honrar seus compromissos é o primeiro passo para garantir crédito. Além disso, manter seus documentos regulares também é de grande importância nesse processo. Por isso, siga nossas dicas antes de solicitar um financiamento imobiliário!

Com este post, você conheceu o que pode atrapalhar um financiamento imobiliário. Agora, que tal conferir nossas dicas para melhorar sua vida financeira? Leia nosso post e veja como você pode organizar melhor seus gastos de início de ano.