descubra a importância do isolamento acústico
Categorias:

Isolamento acústico: o que saber antes de investir em um imóvel

Conviver com barulhos de vizinhos é uma reclamação recorrente de quem mora em apartamentos. No entanto, essa realidade pode ser bem diferente para os edifícios construídos depois de julho de 2013, já que a ABNT estabeleceu a norma 15.575, que recomenda níveis de desempenho para diversos aspectos de uma edificação, entre eles o acústico.

A norma ressalta a preocupação com o conforto e o bem-estar dos moradores, que deve ser uma das prioridades para as construtoras. Afinal, nada melhor do que encontrar um ambiente silencioso e de tranquilidade ao chegar em casa.

Para saber mais sobre as regras para isolamento acústico e como avaliar essa característica em um empreendimento, continue lendo nosso post!

O que diz a norma 15.575?

Responsável por estabelecer padrões técnicos de produção para o país, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem como objetivo dar mais segurança para os processos, além de normatizar a qualidade dos produtos brasileiros. Por isso, a instituição possui regras que englobam todos os setores produtivos nacionais.

Para o setor imobiliário, a NBR 15.575 é de grande importância. Afinal, é nela que estão previstos os padrões de desempenho de edificações residenciais, levando em conta sete requisitos, entre eles os desempenhos térmico, acústico e lumínico. Esses, por sua vez, não dizem respeito apenas ao processo de construção, mas também às condições de uso. 

Entre os fatores que estão contemplados, um dos mais importantes é o desempenho acústico. Em relação a ele, a ABNT prevê que a construtora atinja uma atenuação mínima para o ruído externo da rua, ruído aéreo entre unidades vizinhas e ruído de impacto entre pisos de apartamentos e coberturas. Dessa forma, é necessário que a construção atenda o mínimo exigido buscando, assim, o maior conforto do cliente.

Ao contrário da maioria das normas brasileiras vigentes, esta norma não tem mérito qualitativo, mas sim quantitativo. Em outras palavras, o que importa é o resultado alcançado e não a forma como foi obtido. Por isso, cada construtora tem liberdade para eleger tecnologias e materiais utilizados, desde que eles promovam as condições previstas.

No Promenade Ponta Verde II, da Placic/TPH, por exemplo, será feita a colocação de uma manta acústica no piso das salas e quartos, com o objetivo de reduzir o ruído de impacto, causado quando objetos pesados caem no chão. As divisórias dos apartamentos serão feitas de alvenaria com tratamento acústico, que também estará presente nas esquadrias e nas tubulações hidrossanitárias. Além disso, a cobertura receberá o sistema de laje dupla.

Qual a importância?

Se você vive em centros urbanos, o barulho do trânsito e dos ruídos das ruas pode causar muito incômodo, ainda que seu imóvel não esteja localizado em grandes avenidas. Além disso, a vizinhança também pode ser um fator de perturbação, principalmente quando há crianças ou animais de estimação nos apartamentos próximos.

Sendo assim, investir em um imóvel que respeita a Norma 15.575 da ABNT é ter a certeza de que a empresa zela por qualidade e se preocupa com você e com sua família. Afinal, quanto mais silencioso for o ambiente, mais prazerosos serão seus momentos de descanso e lazer. Isso também permite uma convivência mais harmoniosa com seus vizinhos, já que o barulho pode ser motivo de estresse e desgaste nos condomínios.

Depois de descobrir a importância de um bom isolamento acústico, o que você acha de conhecer nossos empreendimentos? Acesse nosso site e descubra os lançamentos!