Se você não fizer um bom planejamento, o sonho do primeiro imóvel pode se transformar em um pesadelo. Para os marinheiros de primeira viagem, a dica sempre é: comece fazendo o básico. E, o básico na hora de comprar o primeiro imóvel é o bom e velho planejamento. No entanto, nem todos consideram fazê-lo do jeito certo.
Para que você não tome a decisão errada, preparamos 5 passos para você diminuir as chances de imprevistos durante o processo de compra. Quer saber tudo? Leia este texto até o final.
1. Faça um planejamento financeiro
Coloque tudo na ponta do lápis. Sem organização, o sonho do seu primeiro imóvel pode ir por água abaixo. Portanto, para que isso não aconteça, converse com profissionais do mercado imobiliário e organize os custos em planilhas.
Lembre-se: tudo deve estar no orçamento, desde os custos variáveis, como a documentação do imóvel até os gastos com o imóvel após pronto.
2. Escolha o tipo do imóvel
Para escolher o imóvel certo, você precisa ter clareza de quais são as suas necessidades. Pois, no mercado imobiliário, existem vários tipos. E, sem saber direito o que realmente quer, as chances de se arrepender aumenta.
Por isso, antes de comprar, liste as necessidades. Por exemplo: precisa de quantas vagas na garagem? Tem filho? Se não, pretende ter? Passa mais tempo em casa ou na rua? Esses são apenas alguns questionamentos que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.
3. Decida a construtora
Se você decidiu que quer comprar um apartamento, chegou a hora de pesquisar os melhores imóveis do mercado. No entanto, decidir sem considerar a experiência e compromisso de quem vai construir o seu primeiro imóvel é muito perigoso.
Pensando no seu investimento, opte por uma empresa séria. Sendo assim, é possível fechar negócio com uma construtora compromissada com o cliente. Outra dica é: visite obras prontas e observe a qualidade e o acabamento dos apartamentos.
4. Analise as formas de pagamento
Para quem fez um bom planejamento, escolher uma forma de pagamento que caiba no bolso é tranquilo. Porém, é preciso atenção aos imprevistos. Se você escolheu financiar o apartamento, por exemplo, descubra os gastos além das parcelas mensais.
Tenha em mente, ainda, que há também algumas vantagens na compra do primeiro imóvel. Desconto na taxa de escritura e de registro é uma delas.
5. Confira a documentação do imóvel
Uma dúvida frequente que surge em quem vai comprar o primeiro imóvel é com a documentação do apartamento. Apesar de ser um assunto burocrático, você precisa entender para cobrar da construtora e evitar problemas jurídicos no futuro.
Porém, se você seguiu todos os passos anteriores corretamente, este detalhe também não vai ser um problema. Em caso de dúvidas, contrate uma assessoria jurídica especializada em direito imobiliário.
O sonho do primeiro imóvel pode virar realidade se você seguir os 5 passos acima. Portanto, planeje, analise e decida pelo melhor. Dessa forma, você ficará a um passo da sua casa própria. E, o melhor, livre de prejuízos e imprevistos sem necessidade.
Você sabe como funciona o processo de entrega das chaves? Leia também o nosso post sobre esse tema.