Em geral, a sala é o ambiente principal de uma casa e é também um espaço de convivência, onde recebemos visitas e fazemos reuniões familiares. Por tudo isso, é um cômodo que exige capricho em sua organização e ornamentação. Para tanto, ter quadros na sala é uma excelente forma de incrementar a decoração.
Itens muito versáteis, os quadros podem ser encontrados em diferentes tamanhos e esquemas de cores, além de variarem também em seus formatos. Por isso, certamente existem opções que são perfeitas para as paredes da sua sala.
Se você está pensando em redecorar sua sala e quer saber como utilizar quadros para isso, confira as dicas que nós damos abaixo!
Conheça sua sala
Antes de pensar nos quadros, é fundamental observar sua sala para compreender o que ela comporta. Afinal, os quadros devem respeitar o tamanho do ambiente, as cores da decoração e dos móveis, além do estilo. Com isso, você garante uma composição equilibrada, sem quebrar a harmonia do cômodo.
Sendo assim, observe onde você pode instalar as obras e avalie a quantidade de espaço livre para isso. Se você tem uma parede grande e desocupada, por exemplo, pode considerar adquirir uma tela de tamanho compatível, capaz de preencher o espaço. Uma outra alternativa é planejar um mosaico, o que dá um excelente efeito visual.
Defina o estilo dos seus quadros
A depender do estilo da sua sala, você pode ficar mais ou menos livre para escolher as cores e temas dos seus quadros. Uma casa minimalista e elegante, por exemplo, pode comportar quadros abstratos. Itens multicoloridos, por sua vez, poderiam quebrar a harmonia de um ambiente com essas características.
Para uma casa com mobília amadeirada e paredes claras, você já tem mais liberdade de escolha, já que os móveis tradicionais permitem mais combinações. Assim, você pode investir em quadros com temas de paisagens, natureza morta, grafismos, entre outros. Se você admira alguma obra de arte específica, considere investir em uma reprodução para colocar na sua sala.
Escolha o posicionamento
Como já dissemos acima, os quadros devem ser escolhidos pensando em preencher suas paredes. Por isso, tente visualizar onde eles podem ser melhor posicionados, considerando o tamanho e também a visualização. Afinal, de nada adianta investir em uma obra de arte para ela acabar escondida.
De acordo com os decoradores, ornamentos de parede devem ter visualização confortável para pessoas de todas as alturas. Por isso, foi estipulado que a altura ideal para pendurar seus quadros é com o centro a 1,6m do chão. A medida facilita bastante na hora de fazer o posicionamento, já que você não precisa ficar considerando cada caso individualmente, a depender de sua forma ou tamanho.
Para quem quer sair do óbvio, as telas não precisam estar afixadas nas paredes. No estilo escandinavo, por exemplo, é comum dispor de quadros grandes no chão, apenas encostados na parede. Isso, é claro, não é indicado para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação. Outra forma de inovar é posicionando seus quadros em aparadores ou prateleiras, o que dá um efeito moderno e muito elegante.
Agora que você já sabe como ter quadros na sala para incrementar a sua decoração, que tal conferir nossas dicas de como decorar um espaço com pé direito alto? Leia nosso post e fique por dentro!