Aprenda a decorar ambiente com pé direito alto
Categorias:

Pé direito alto: 3 dicas para decorar ou personalizar o espaço

A distância entre o chão e o teto de uma casa é conhecida como “pé direito”. De acordo com as normas brasileiras, essa distância deve ter no mínimo 2,5 metros, altura utilizada pela maior parte das construtoras, principalmente em apartamentos. Se a medida tem 3 metros ou mais, considera-se que o imóvel tem o pé direito alto.

Como a maior parte dos empreendimentos possui uma altura média, o pé direito alto se tornou uma característica marcante em imóveis de alto padrão. Com ele, os moradores se valem de alguns benefícios que tornam os ambientes mais convidativos.

Para entender melhor quais são as vantagens proporcionadas pelo pé direito alto e descobrir como você pode decorar seus ambientes, continue lendo nosso post!

Vantagens do pé direito alto

Não é por acaso que muitos arquitetos dão preferência ao pé direito alto em seus projetos, especialmente quando estamos falando em imóveis de luxo. Essa estratégia rende muitas vantagens para os moradores, já que torna os cômodos mais agradáveis e aconchegantes.

Com ele é possível dar a sensação de maior amplitude aos ambientes, aumentando a sensação de conforto mesmo nos cômodos mais compactos. Uma outra vantagem é um melhor aproveitamento da luz natural, que ainda se potencializa quando usamos janelas grandes. Assim, você ainda tem a oportunidade de economizar com energia elétrica.

Por fim, ter um pé direito garante cômodos mais arejados, já que a circulação do vento é otimizada. Por isso, é uma excelente alternativa para cidades como Maceió, que sofrem com o calor na maior parte do ano.

Como decorar os ambientes?

Com a parede mais alta do que o convencional, pode parecer mais difícil planejar uma decoração para esses ambientes. No entanto, há diversas formas de preencher os espaços e organizar os cômodos para preenchê-los de forma eficiente. Abaixo, nós apresentamos 3 dicas. Confira!

1. Quadros grandes

Como as paredes são mais altas do que o convencional, você pode se valer de quadros grandes para preenchê-las. Para tanto, lembre-se de escolher peças que combinam com o seu estilo de decoração. Tente harmonizar as cores e as formas com a mobília e com outros objetos que estão presentes no seu cômodo.

2. Parede texturizada

Em vez de manter uma parede lisa, você pode apostar na texturização para dar um toque especial. Há diversas técnicas que podem ser aplicadas, como chapiscado, espatulado e o grafiato. Uma outra opção é investir em papéis de parede 3D, que são modernos e muito charmosos.

3. Jardim vertical

Se você gosta de plantas, que tal aproveitar sua parede para criar um jardim vertical? É uma excelente forma de preencher o espaço e ainda levar mais vida para as áreas interna e externa da sua casa! Para isso, você deve prestar atenção às necessidades das plantas. Dê preferência àquelas que se adaptam bem a apartamentos e que podem ficar suspensas! Alguns exemplares são a samambaia, jiboia e peperômia. 

Como acabamos de mostrar, o pé direito alto é uma característica arquitetônica que traz muitos benefícios para a sua casa. Apesar de fora do comum, a tarefa de decorar esses ambientes não precisa ser um desafio. Como você viu, é possível pode diferentes estratégias para deixá-los com a sua cara!

E agora que você já sabe como decorar ambientes com pé direito alto, o que você acha de conhecer o Promenade Ponta Verde, empreendimento da Placic que traz essa característica como um de seus diferenciais? Acesse o nosso site e conheça os detalhes.